Notícias

Investindo em novos mercados e aplicações - Grob 5 eixos

Investindo em novos mercados e aplicações - Grob 5 eixos

 

  • Estratégia global da GROB expande a atuação do Grupo para novos segmentos industriais e focar na inovação além do mercado automobilístico
  • Fabricante de moldes Aeromatrizes explica quais os benefícios de ter adquirido um Centro de Usinagem Universal 5 Eixos G550 e aprova o serviço de apoio ao cliente que a B.GROB do Brasil oferece durante todo o tempo de utilização da máquina

 

Há mais de 60 anos atuando no mercado brasileiro, as máquinas da GROB sempre foram consagradas e bem avaliadas nas grandes montadoras com o propósito de atender as grandes demandas das produções em série do segmento automobilístico.

No decorrer dos últimos dez anos, a fim de expandir sua atuação para outros segmentos industriais, que geralmente demandam menos volume de produção e maior variedade de peças, a GROB vem apresentando sua linha de centros de usinagem universais de 5 eixos.

Essas máquinas são baseadas na mesma plataforma modular das máquinas fornecidas ao mercado automotivo, podendo ser utilizadas, entretanto, para uma ampla gama de aplicações: desde a fabricação de moldes e matrizes, componentes altamente precisos da indústria aeroespacial, a materiais com difícil usinabilidade da engenharia médica e ortopédica.

Com o conceito do motofuso na posição horizontal, os centros universais 5 eixos proporcionam alta estabilidade durante todo o processo de usinagem, garantindo confiabilidade e precisão. Outra característica, como a fixação monoapoiada na mesa giratória, facilita o acesso da ferramenta, diminuindo a distância entre sua ponta e a peça a ser usinada, além de auxiliar no escoamento de cavaco da área de trabalho.

 

Cooperação de Sucesso

Tais aspectos se mostraram essenciais e motivaram Clóvis Lionço, diretor da ferramentaria da Aeromatrizes, a adquirir um Centro de Usinagem Universal 5 Eixos G550. A empresa, localizada no polo industrial de Caxias do Sul (RS), é uma das principais fabricantes de moldes do País e possui mais de 30 anos de experiência neste mercado.

Lionço explica que uma máquina como essa oferece a versatilidade e a flexibilidade necessária para sua produção. O alto poder de arranque de cavaco possibilita a realização de operações de desbaste e acabamento da peça na mesma máquina. “A tecnologia 5 eixos da G550 nos ajudou inclusive a diminuir a necessidade de processos subsequentes de eletroerosão em algumas peças”, afirma.

Um dos grandes benefícios avaliados pela empresa com a aquisição da máquina da GROB foi a redução no tempo de setup da máquina em cerca de 50%. A existência do quinto eixo faz com que o fuso tenha acesso a cinco lados da peça, otimizando o processo.

Embora a Aeromatrizes já tivesse conhecimento sobre a tecnologia de 5 eixos, Lionço enfatiza que as características de configuração horizontal do motofuso e a presença do 4º e 5º eixos na mesa giratória são diferenciais importantes para a fabricação de moldes, articulados, postiços, gavetas, entre outros produtos.

Além disso, a GROB oferece em seu centro de usinagem um sistema de manutenção e diagnose remoto, o que fortalece a comunicação com a empresa, fornecendo auxílio e o suporte necessário durante todo o período de utilização da máquina.

A quantidade de recursos já disponíveis na máquina básica também é um diferencial importante a ser considerado. A refrigeração de alta pressão através do centro do motofuso, por exemplo, torna a máquina da GROB um equipamento excelente para furações profundas exigidas para a refrigeração dos moldes.

 

Quebra de paradigmas

A parceria da empresa com a GROB não beneficiou somente o seu processo produtivo. Lionço afirma que os produtos fabricados na máquina G550 obtiveram excelente qualidade com uma diminuição no tempo de fabricação, o que originou novos negócios para a empresa de moldes com seus clientes.

O diretor da Aeromatrizes reconhece que no mercado ainda há falta de mão de obra especializada em programas e em operar máquinas com essas configurações e que a usinagem com 5 eixos simultâneos ainda é um grande paradigma a ser quebrado.

Por esse motivo, o investimento em produtividade e capacitação é uma das principais alternativas para as empresas se manterem competitivas. Seguindo esse conceito, a Aeromatrizes investe continuamente no treinamento de seus funcionários (o que pode durar de duas semanas a mais de um mês), consolidando sua posição de liderança frente a seus concorrentes no mercado industrial e constituindo-se como um exemplo a ser seguido.

 

Mais informações sobre a GROB e seus produtos podem ser encontradas em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/grobgroup

 

A Aeromatrizes pode ser contatada por meio do site: http://www.aeromatrizes.com.br/

  • Publicado em 15, Dezembro de 2017 às 14:51
voltar